AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE
TEXTO
A leitura é de suma importância para o aprendizado,
pois leva o leitor ao conhecimento do mundo e a aquisição de novos
conhecimentos. Ajuda também o aluno a aumentar o seu vocabulário e suas
expressões, envolvendo o leitor com idéias, as quais lhe darão enfoques
abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso na
vida.
A leitura é um dos principais instrumentos para que
o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania. Acreditamos
também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, e isto demonstra
também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras;
levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive
possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico.
A proposta defendida por Freire (1993) uma educação
voltada para a transformação
respeitando o universo cultural dos alunos torna
nítida que deve-se ter sensibilidade e
respeito às origens, às necessidades de cada indivíduo e também a importância
da realização de um trabalho planejado com indicação de textos.
Segundo as orientações apresentadas pelos PCN, todo professor, independente da sua área de formação, deve ter o texto como instrumento de trabalho. Este, por sua vez, deveria ocupar lugar de destaque no cotidiano escolar, pois, através do trabalho orientado para leitura, o aluno deveria conseguir apreender conceitos, apresentar informações novas, comparar pontos de vista, argumentar, etc.
Dessa forma, o aluno poderá
caminhar adiante na conquista de sua autonomia no processo de aprendizado. No
entanto, o que se observa é que construir habilidades e competências que
envolvam a leitura e a produção textual é papel atribuído apenas e tão somente
aos professores de língua, limitando o espaço do texto na escola.
Este
trabalho de natureza qualitativo tem como objetivo analisar o processo de
ensino - aprendizagem de produção textual em uma turma de quarta série (quinto
ano) do ensino fundamental I, refletindo sobre a posição da professora em
relação ao desempenho comunicativo e escrita dos alunos. Focalizamos nossa
atenção nas condições de produções dos textos e escrita, observando as estratégias
que os alunos utilizam para desenvolver a sua capacidade de comunicar-se através
da escrita.
Observe
a seguir alguns erros e exemplos encontrados:
Integração dos saberes
da fala a escrita
|
||
Categorias encontradas
|
Ocorrências
|
Exemplos
|
Omissão do infinitivo verbal
|
12
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Acorda, para, falta , lava, esta
|
Elevação das vogais e – i – do o-u
|
12
|
desperdicios ,previnir motivo
|
Aglutinação
|
7
|
tenque, porisso conteza,
Agente
|
Troca
do l
|
3
|
auternativas, fauta, causada
|
Outros casos
|
2
|
tá no está, hapita na lugar de apta
|
Analisamos os dados expostos referentes
aos alunos que desenvolvem habilidade e
competências e ao mesmo tempo apresentam
muita dificuldade ao escrever, os dados
comprovaram que são muitas
Os
alunos, na maioria das vezes desconhecem o fato de que a língua possui duas modalidades:
a oral e a escrita, cada modalidade possui suas próprias regras de realização e
suas especificidades, sendo apropriadas, portanto a uma determinada forma de
comunicação.
Observamos assim, a dificuldade do
discente para estabelecer relação entre a fala e a escrita. Para ele, é como se
estivesse utilizando duas línguas diferentes visto que organiza seu texto de
acordo com os princípios que norteiam a construção de textos escritos, no
entanto nele se encontram estratégias que são mais comuns na fala, por ser a
prática social e comunicativa mais utilizada no seu dia a dia. Desse modo
aspira desenvolvimento inspiratório e frustrador com o desempenho dos alunos no
que diz respeito às produções textuais.
Os educadores precisam quebrar o velho paradigma
no sentido de estruturar procedimentos metodológicos inovadores para facilitar
o ensino da língua portuguesa.
Entendemos que, a importância de
trabalhar com a oralidade de um lado porque o aluno já sabe falar quando chega
a escola, e por outro lado ele influencia diretamente a escrita nos primeiros
anos escolares o aluno entre para a escola com bom potencial lingüístico apenas
relativamente distante da norma oculta já que o oral é identificado com o
registro coloquial e não se trabalha o oral como culto sabemos no enteando que
esse potencial não é aproveitado pela a escola que chaga a descriminar é bom
lembramos que o mesmo considerando a escrita como um elemento de sobrevivência
da sociedade atual. Isso porque a oralidade nunca desapareça e vai continuar
sendo um instrumento usado como finalidade comunicativa e, enquanto prática
social próprio do ser humano, não será substituída por outro
principio cientifico. Porém estamos conscientes das dificuldades de
língua que trouxe de sua comunidade de fala. Sabemos que na sociedade o grupo
que é economicamente privilégio e detém o poder social distingue o dialeto
culto base para a linguagem escrita como forma usar a linguagem.
A escola apresenta como objetivo geral e norteador de todas as pleno
domínio dos recursos de leitura e escrita da língua portuguesa a fim de ampliar
sua capacidade comunicativa e sua percepção para varias possibilidades de
leitura do mundo em que se insere e como objetivo específicos identificar em um contexto os elemento da comunicação ,
identificar as funções da linguagem, utilizar o padrão culto da linguagem,
fazendo uso de normas gramaticas relacionada a ortografia e morfologia.
Esses objetivos
são comuns nas sereis iniciais são elaboradas as proposta específicos de cada
serie como conteúdo, competências, habilidade, estratégias carga horário e avaliação.
Interessa-nos em particular a proposto da serie do quinto ano visto em
analise-se o texto pertencente põe quatro competências, a saber, compreender e
usar a língua portuguesa como língua moderna geradora da organização do mundo e
da própria identidade, analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, recuperar
pelo estudo do texto literário as formas instituídas de conclusão do imaginário, considerar a
língua portuguesa como fonte de legitimação de acordo e condutas sociais e como
representação simbólica de experiências humanas.
É por inúmeras habilidades
entre elas: Reconhecer no texto as classificações preservada e divulgada.
Compreender e
identificar as classes de palavras relacionadas à categoria de pessoas no texto
reconhecer as regras gramatica da língua escrita.
A referido
proposta segue as orientações dos referenciais curriculares linguagens, códigos
e suas tecnologias elaboradas pela secretaria do estado de educação.
Assim de acordo
com a exposição acima a proposta do ensino de língua portuguesa para contemplar a mobilização de recursos linguístico considerados nesse contexto como a
ferramenta essencial para a produção do texto escrita, elemento central no
ensino salientando que ao longo da proposta a única referencia a oralidade esta
na habilidade cuja preocupação e a compreensão e produção de diverso gênero.
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