quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sequencia Didática de Matemática

SEQUÊNCIA    DIDÁTICA


*CONTEÚDOS:
-Idéia de quantidade
-Seqüência numérica
-Noção de dia, mês e ano
          
 *OBJETIVOS:
         -Relacionar o numeral a quantidade
         -Reconhecer a manhã, a tarde e a noite
         -Identificar os dias de semana
         -Perceber como o mês é formado
         -Compreender o ano como o conjunto de meses

*ANO:
        -Educação Infantil ( grupo 04 )

*TEMPO ESTIMADO:
        -Dois meses

*MATERIAL NECESSÁRIO:
        -Cartolina                           -Papel crepom                      -Papel ofício
        -cola                                    -figuras                                -Hidrocor
        -Tesoura                              -Duréx                                 -Lápis de cera
        -E.V.A                                -Régua                                 -Palitos de fósforo

*DESENVOLVIMENTO:
       Dispor a classe em semicírculo, proporcionando um ambiente agradável e estimulador para uma conversa informal, possibilitando que os alunos relatem de forma descontraída e espontânea o que fazem durante o  dia e durante a noite.Distribuir folhas de papel ofício e propor que desenhem como o céu fica durante o dia e durante a noite. 
Para que no decorrer das atividades possam construir a idéia de como se forma a semana, o mês e o ano, desenvolvendo gradativamente a noção de tempo.
                                                                                                           4

1ª etapa
    Expor as figuras do sol e da lua relacionando-os aos desenhos elaborados anteriormente, enfatizando que o dia termina a noite e começa outro dia quando o sol aparece novamente.
2ª etapa
     Confeccionar quatro cartazes contendo os nomes dos dias da semana, ressaltando a sequencia numérica de um a sete. Conversar com os alunos sobre as atividades que realizam durante a semana, estimulando a identificar os dias que vão à escola (colando a figura de um lápis) e no sábado e domingo (colem a figura de um sorvete).
3ª etapa
     Reforçar a sequencia numérica de um a sete, propondo que contem no cartaz quantos dias tem a semana. Organize os quatro cartazes elaborados no decorrer do mês, levando-os a compreender que os quatro cartazes, ou seja, as quatro semanas formam um mês e que cada um tem seu nome (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).
4ª etapa
    Dividir a turma em doze duplas, onde cada dupla receberá uma placa com o nome do respectivo mês (de cores diferentes).de acordo que forem chamados (pelo nome do mês) deverão dar um passo a frente, facilitando assim a compreensão da formação de um ano.
5ª etapa
    Distribuir seis calendários e logo após separar o grupo dos meninos (que terá apenas um calendário) e o grupo das meninas (que terá cinco calendários).
    O grupo dos meninos representará os meses e colará palitos em forma de x em oito meses.
    O grupo das meninas representará os anos colando palitos em todos os cinco cartazes.
    Para finalizar a professora perguntará: - Que cartaz tem mais palitos? Possibilitando o reconhecimento da diferença relativa à quantidade entre oito meses e um ano.

AVALIAÇÃO:
    A avaliação será de forma sistemática e ocorrerá ao longo de todo o processo de aprendizagem. Levando em conta os conhecimentos prévios, possibilitando que o educando solucione situações-problemas no seu dia-a-dia.



              BRINCADEIRAS  NA  EDUCAÇÃO  INFANTIL


  *CARACOL  DE  NÚMEROS

Objetivo:
-Memorização dos números de zero a oito.
-Trabalhar com sequencia numérica.
-Estabelecer regras.
-Trabalhar com psicomotocidade (equilíbrio e saltos ).

Material:
-Giz
-Pedrinhas ou saquinhos de areia

 Preparação:
-Organizar a turma em fila

Desenvolvimento:
- Desenhar o caracol no chão, dividi-lo e numerá-lo de zero a nove.
-O jogador lançará a pedrinha no número um (seguir a sequencia numérica) onde não poderá ser pisado saltando para as demais casas.
-Quem pisar na casa que estiver a pedrinha passa a vez.











                                     DOMINÓ    MATEMÁTICO



Objetivo:
-Relacionar a quantidade ao número.
-Desenvolver o raciocínio.
-Estimular a atenção
-socializar

Material:
-Papel dupléx
-Hidrocor

Preparação:
-Confeccionar vinte retângulos (fazer uma linha no meio) e escrever em um dos lados números e do outro bolinhas (representando quantidade).
- Disposição em círculo de testa(virados para o centro)sentados no chão.

Desenvolvimento:
-Distribuir as cartelas entre os participantes, um dos jogadores iniciará a brincadeira colocando uma peça no centro e os demais deverão observar o numeral e quantidade que se encaixa corretamente, passando a vez para o colega do lado.













                                          BINGO   NUMÉRICO


Objetivo:
-Memorização dos números
-Estimular o raciocínio
-Desenvolver a atenção
-Obedecer  regras
-Percepção visual

Material:
-Cartolina
-Régua
-Hidrocor

Preparação:
-Confeccionar cartelas de cartolina com números variados e pequenos círculos.
-Organizar os alunos em círculo de testa (virados para o centro).

Desenvolvimento:
-Distribuir uma cartela para cada dupla.Um único aluno ficará com o saquinho contendo os pequenos círculos(numerados).
-Com a ajuda da professora, este falará o número sorteado e os demais observarão a sua cartela, aquela dupla que tiver o número sorteado receberá a bolinha  marcando a cartela.
-Quem primeiro completar a cartela ganha o jogo.









                                      

   JOGO   DA   MEMÓRIA                                                       



Objetivo:
-Estimular a atenção
-Desenvolver o raciocínio
-Fixar noção de sequencia numérica
-Estimular a observação

Material:
-Papel duplex
-Hidrocor

Preparação:
-Elaborar fichas com os nomes dos dias da semana e os numerais de um a sete.
-Organizar os participantes sentados no chão em círculo.

Desenvolvimento:
-Organizar as fichas no centro do círculo, virados para baixo.
-Um participante escolherá duas fichas tentando formar o par, se encontrar joga novamente, caso não forme o par possa a vez.








                             
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário