O currículo
escolar no novo
paradigma
O currículo
escolar representa a
caminhada que o
educando faz ao
longo de seus
estudos implicando tanto os
conteúdos estudados quanto
as atividades realizadas
na escola.um currículo
pode ser definido a
partir dos livros
didáticos que são
adotados para cada
série escolar ou
pode funcionar a
partir de algumas
diretrizes nacionais.
No Brasil , não
existe um currículo único
nacional , porém os
parâmetros curriculares nacionais
trazem como sugestão , uma forma
de definição das
disciplinas distribuições dos
conteúdos entre os
componentes curriculares. Devido
á um extenso
território e á desigualdade cultural ,política e social
do país nem
sempre os parâmetros
curriculares chegam ás
salas de aula.
A tradição
escolar sempre apresentou
as teorias do
currículo como algo
isolado e desprovido
das significações que pudesse contribuir
para o desenvolvimento das
capacidades intelectuais e
cognitivas de cada
aluno. O currículo escolar
era simplesmente considerado
como uma seriação
de conteúdos em
que cada unidade
escolar era estruturada
e detalhada de
acordo com as
exigências e normas
da instituição de
ensino, tendo como
características o bom funcionamento
de suas atividades
e pela forma
padronizada de se
trabalhar com a
educação e seus
alunos.
Dessa forma,
se a estrutura
planejada no início
do ano , a que
foi estabelecida no
projeto político pedagógico
de cada escola
estivesse sendo rigorosamente
obedecida, significava que o
plano curricular estava
sendo bem formado
e coerente , respeitando
as suas determinações.
Atualmente, as novas
teorias de currículo
escolar se apresentam
como um recurso ,
não de resistência mas
de acréscimo àquelas
já existentes e que buscam
dar conta de
um universo educacional
mais amplo. O
currículo escolar não
é portanto ,
o mesmo proposto
pela tradição escolar
, pode-se então
dizer que na
era da tecnologia
, o currículo
escolar se forma
a partir das
necessidades de cada
escola e de cada
aluno.
Neste sentido,
o currículo escolar
passa a ser
definido como todas
as situações vividas
pelo aluno dentro
e fora da
escola ,seu cotidiano,
suas relações sociais
e as experiências
de vida acumuladas
por esse aluno
ao longo de
sua experiência , as
quais contribuem para a
sua formação.
O processo de
aprendizagem não deve permanecer preso ao currículo escrito que por estar
ligado á tradição limita a aproximação entre educação e realidade. E impede que
s escolas usem a autonomia para, romper com a organização do currículo por
disciplinas que inibem quais quer movimento de inovação.
A escola
não pode esquecer
que quando os
alunos chegam, eles
já possuem uma
história de vida ,
recebem freqüentemente influências
fora da escola
, apresentam um
comportamento específico do
ambiente de origem
. Todas essas características dos alunos
integram elementos básicos
que auxiliam na
formação do currículo.
Nota-se que ,
falar de
currículo escolar é
falar também na
vida do aluno
e da escola
em constante ação
,ou seja, educandos e
educadores , constroem e
formam ,através do
processo de valorização
e de cotidiano
que vivenciam o
currículo ideal para
o desenvolvimento de
habilidades necessárias para
o desempenho educacional
dos alunos. Acredita-se que
as relações sociais
, as trocas
de experiências e
o cotidiano formam
um conjunto de
fatores que garantem
a formação de
um currículo escolar
que busca integrar
a vida escolar
à vida social.
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