sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


                                             O  currículo  escolar  no  novo  paradigma
O  currículo  escolar  representa  a   caminhada  que  o  educando  faz  ao  longo  de  seus  estudos  implicando  tanto os  conteúdos  estudados  quanto  as  atividades  realizadas  na  escola.um  currículo  pode  ser  definido a  partir  dos  livros  didáticos  que  são  adotados  para  cada  série  escolar  ou  pode  funcionar  a  partir  de  algumas  diretrizes  nacionais.
No  Brasil , não  existe um  currículo  único  nacional , porém  os parâmetros   curriculares  nacionais  trazem  como  sugestão , uma  forma  de  definição   das  disciplinas  distribuições  dos  conteúdos  entre  os  componentes  curriculares.  Devido  á  um  extenso  território  e  á desigualdade   cultural ,política e  social  do  país  nem  sempre  os  parâmetros  curriculares  chegam  ás  salas  de  aula.
A  tradição  escolar  sempre  apresentou  as  teorias  do  currículo  como  algo  isolado  e   desprovido  das  significações  que  pudesse  contribuir  para  o  desenvolvimento  das  capacidades  intelectuais  e   cognitivas  de  cada  aluno. O  currículo  escolar  era  simplesmente  considerado  como  uma  seriação  de  conteúdos  em  que  cada  unidade  escolar  era  estruturada  e  detalhada  de  acordo  com  as  exigências  e  normas  da  instituição  de  ensino,  tendo  como  características  o bom  funcionamento  de  suas  atividades  e  pela   forma  padronizada  de  se  trabalhar  com  a  educação  e  seus  alunos.
Dessa  forma,  se  a  estrutura  planejada  no  início  do ano  , a  que  foi  estabelecida  no  projeto  político  pedagógico  de  cada  escola  estivesse  sendo  rigorosamente  obedecida, significava  que  o  plano  curricular  estava  sendo  bem  formado  e  coerente  , respeitando  as suas  determinações.
Atualmente, as  novas  teorias  de  currículo  escolar  se  apresentam  como  um  recurso ,  não  de resistência  mas  de  acréscimo  àquelas  já  existentes  e  que  buscam  dar  conta  de  um  universo  educacional  mais  amplo.  O  currículo  escolar  não  é  portanto  ,  o  mesmo  proposto  pela  tradição  escolar  ,  pode-se  então  dizer  que  na  era  da  tecnologia  ,  o  currículo  escolar  se  forma  a  partir  das  necessidades  de  cada  escola  e  de cada  aluno.
Neste  sentido,  o  currículo  escolar  passa  a  ser  definido  como  todas  as  situações  vividas  pelo  aluno  dentro  e  fora  da  escola  ,seu  cotidiano,  suas  relações  sociais  e  as  experiências  de  vida  acumuladas  por  esse  aluno  ao  longo  de  sua  experiência  ,  as quais  contribuem  para  a sua  formação.
O processo de aprendizagem não deve permanecer preso ao currículo escrito que por estar ligado á tradição limita a aproximação entre educação e realidade. E impede que s escolas usem a autonomia para, romper com a organização do currículo por disciplinas que inibem quais quer movimento de inovação.

 A  escola  não  pode  esquecer  que  quando  os  alunos  chegam,  eles    possuem  uma  história  de  vida  , recebem  freqüentemente  influências  fora  da  escola  ,  apresentam  um  comportamento  específico  do  ambiente  de  origem  . Todas  essas  características   dos  alunos  integram  elementos  básicos  que  auxiliam  na  formação  do  currículo.
Nota-se  que , falar  de  currículo  escolar  é  falar  também  na  vida  do  aluno  e  da  escola  em  constante  ação  ,ou seja,  educandos  e  educadores  , constroem  e  formam  ,através  do  processo  de  valorização  e  de  cotidiano  que  vivenciam  o  currículo  ideal  para  o  desenvolvimento  de  habilidades  necessárias  para  o  desempenho  educacional  dos  alunos. Acredita-se  que  as  relações  sociais  ,  as  trocas  de  experiências  e   o  cotidiano  formam  um  conjunto  de  fatores  que  garantem  a  formação  de  um  currículo  escolar  que  busca  integrar  a  vida  escolar  à vida  social.

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